Bem vindos!!!!

Que este canal de comunicação nos sirva de partilha de experiências e mais um espaço de formação e capacitação daqueles que acreditam na missão de evangelizar atraves dos meios!

Tenhamos como base do Documento 59 da CNBB - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Veja em Material de Pesquisa.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aos irmãos e irmãs da PASCOM do Regional Sul 1 - Segue relatório da PASCOM que será apresentado aos Bispos do nosso Regional na 49ª AG da CNBB em Aparecida, SP.

RELATÓRIO PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – CNBB SUL 1 / 2007-2011



49ª ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB





INTRODUÇÃO



A comunicação social no mundo vive momentos de profunda transformação. Surgem novos meios de comunicação, aliados as novas tecnologias, que resultam em processos de comunicação que devem ser refletidos nos diferentes segmentos sociais. Neste sentido, a Igreja Católica, atenta às transformações, nos orienta a pensar tais mudanças e avanços.






AVANÇOS

Diante do contexto atual em que a Igreja convoca-nos a repensar nossas linguagens e meios de se comunicar e transmitir a nossa mensagem, apresentamos uma síntese sobre a caminhada da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB durante esses quatro anos (2007-2010).



Tendo em vista que as novas tecnologias criaram uma “nova cultura”, uma “nova linguagem” e um “novo modo de se comunicar” a Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB ganhou uma nova identidade de dinamismo e articulação. Podemos elencar como avanços as reuniões da Equipe de Reflexão juntamente com o bispo referencial, Dom Vilson Dias de Oliveira e a Irmã Alba Maria Vega. Os encontros regionais da Pastoral da Comunicação tornaram-se mais conhecidos nas (arqui) dioceses e tiveram um incentivo maior na participação.



Importante ressaltar o aumento de participantes dos encontros regionais da PASCOM gerando, consequentemente, uma pastoral mais atuante e eficaz nas Igrejas Particulares.



O Regional Sul 1 da CNBB possui arqui(dioceses) bem estruturadas e organizadas no âmbito da comunicação. O Setor de Comunicação Social com a atuação da Pastoral da Comunicação e da Assessoria de Imprensa desempenham vários trabalhos junto à comunidade eclesial e a sociedade.



A internet, o novo continente digital, é o novo areópago que a Igreja em nosso regional tornou-se mais presente e utiliza-o para que a evangelização seja eficiente. Sites bem elaborados associados às novas tecnologias e as redes sociais apresentam um excelente suporte para a Web Rádio e Web TV que tornam meios massivos para a difusão da mensagem de fé. Vale ressaltar os múltiplos informativos, jornais, rádios, as televisões católicas (Rede Vida, Canção Nova e TV Século 21) que colaboram para a propagação do Evangelho de Cristo em nosso Regional, para todo o Brasil e mundo.



A postura dos profissionais que atuam nas Assessorias de Imprensa propicia credibilidade à imagem institucional da Igreja e favorece uma sadia relação com a grande mídia local.



Houve um crescimento na consciência dos agentes quanto ao objetivo da Pastoral da Comunicação que vai além de difundir as informações através de boletim, jornal, rádio e site. Uma vez que a missão maior é tornar eficaz a comunicação entre as pessoas nas comunidades, paróquias e arqui (dioceses) utilizando-se dos meios para integrá-las e aproximá-las, formando um “ecossistema de relações” como afirma o Estudo nº 101 da CNBB que aborda a “Comunicação na vida e na missão da Igreja”.



Foram de muita importância também as cartas, mensagens, artigos e materiais de divulgação elaborados pela Equipe de Reflexão do Regional e pelo bispo referencial, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC que orientaram os agentes e as equipes da Pastoral da Comunicação na ação evangelizadora em consonância com toda a Igreja. E recentemente, o Estudo nº 101 da CNBB torna-se um grande vetor para a articulação da comunicação na vida da Igreja uma vez que o mesmo está sendo discutido pelos agentes nas Igrejas Particulares na perspectiva de contribuir no Plano Pastoral.



DIFICULDADES

É importante notar que o perfil dos participantes dos últimos Encontros Regionais da Pastoral da Comunicação é de agente que está iniciando a caminhada na pastoral e muitas vezes implantando essa atividade em suas dioceses e paróquias. Porém, torna-se difícil ter um perfil uniforme de agentes que unidos possam estudar, refletir, planejar e estruturar a caminhada pastoral do Regional a partir das ações desenvolvidas em cada Igreja Particular e dos encontros formativos. Ou seja, uma equipe que possa estar no mesmo nível de caminhada pastoral e avance. Há rotatividade nas equipes da Pastoral da Comunicação. Sendo assim, é difícil apresentar um plano de ação adequado para as (arqui) dioceses, pois muitas estão implantando e reestruturando a Pastoral da Comunicação. Nesse contexto, há o desafio de integrar todos esses agentes numa mesma caminhada da Igreja presente em nosso Regional.



Portanto, é um desafio, principalmente para a Equipe de Reflexão do Regional Sul 1 da CNBB ao preparar um encontro e até mesmo durante a realização, corresponder com os anseios, questionamentos e expectativas dos agentes pastorais, tanto dos iniciantes e quanto daqueles que já atuam a bastante tempo.



DESAFIOS

O recurso humano é sempre um desafio para toda a Igreja quando se fala de Pastoral da Comunicação. Concomitantemente, a formação e a capacitação dos agentes tornam-se um desafio e uma urgente necessidade que precisa acontecer permanentemente para que a comunicação esteja alinhada com os novos parâmetros da cultura midiática na contemporaneidade.



A mudança de mentalidade de nossas lideranças quanto à importância da comunicação na ação evangelizadora e a revisão das práticas metodologias pastorais, principalmente da catequese e da liturgia no objetivo de atingir sempre mais pessoas com a mensagem do Evangelho.



É um desafio também para a Igreja apropriar-se das novas tecnologias midiáticas em seus veículos com um suporte de alta definição de comunicação.



SUGESTÕES

É importante a elaboração de um Plano de Ação que contemple todos os objetivos e metas da Pastoral da Comunicação tendo presente a realidade da Igreja local. Também a formação dos agentes pastorais por meio da Escola Diocesana de Comunicação ou em parceira com instituições de ensino do setor que conte com profissionais da área que possam capacitar e subsidiar as equipes na elaboração de produtos editorais mais qualificados.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC

Bispo Referencial da PASCOM CNBB - Sul1

Nenhum comentário:

Postar um comentário