Em sua memória, comemoramos desde 1975, a 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, num mundo onde ainda há muito por combater, por uma sociedade com iguais direitos e oportunidades para todos.
Bem vindos!!!!
Que este canal de comunicação nos sirva de partilha de experiências e mais um espaço de formação e capacitação daqueles que acreditam na missão de evangelizar atraves dos meios!
Tenhamos como base do Documento 59 da CNBB - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Veja em Material de Pesquisa.
Tenhamos como base do Documento 59 da CNBB - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Veja em Material de Pesquisa.
quinta-feira, 3 de março de 2011
As nossas Mulheres da Pascom!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Vamos viver a experiência Quaresmal
O período quaresmal é momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida, a Graça renovadora do Sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo.
BENEDICTUS PP. XVI
Coord. da Pascom,Vamos Participar??!!!
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Setor de Comunicação da CNBB debate Mídia e Religião
O Setor Comunicação Social da CNBB se reuniu, na última terça-feira, 22, com representantes das TV´s Católicas e com os membros da Equipe de Reflexão de Comunicação da CNBB, em São Paulo, para debater os rumos da comunicação católica no país. O tema foi debatido a partir da palestra “Religião e Mídia”, proferida pelo jornalista Eugênio Bucci, que apresentou os lados positivos e negativos ao se falar de religião nos meios de comunicação de massa.
Além disso, a reunião serviu como despedida do presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, dom Orani João Tempesta, arcebispo de Rio de Janeiro, que deixa a Presidência da Comissão após oito anos.
Dom Orani destacou como “incansável” o trabalho dos profissionais das TV’s de inspiração católica. “Considero a televisão um dom de Deus, criando laços de solidariedade, de vivência cristã entre as pessoas, mediante sua dedicação constante para que o Evangelho chegue a todos”, disse o arcebispo.
Além disso, a reunião serviu como despedida do presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, dom Orani João Tempesta, arcebispo de Rio de Janeiro, que deixa a Presidência da Comissão após oito anos.
Dom Orani destacou como “incansável” o trabalho dos profissionais das TV’s de inspiração católica. “Considero a televisão um dom de Deus, criando laços de solidariedade, de vivência cristã entre as pessoas, mediante sua dedicação constante para que o Evangelho chegue a todos”, disse o arcebispo.
Segundo a assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Maria Fogolari, o evento foi marcado por momentos de reflexão, comunhão e partilha das experiências que, tanto a Equipe de Reflexão do Setor, quanto os representantes das TV’s adquiriram ao longo dos anos.
“A reunião serviu para que juntos fizéssemos uma reflexão pertinente sobre comunicação e religião. Foi também ocasião de partilha das nossas ações dos últimos anos, quando houve muito trabalho e doação em prol da comunicação”, disse irmã Élide.
Na missa que encerrou o encontro houve a entrega de uma placa comemorativa a dom Orani, agradecendo o trabalho desenvolvido nos oito anos que presidiu a Comissão.
fonte:Regional Sul1
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Pascom - Paróquia Imaculada Conceição
Estiveram presentes membros da pastoral do Dizimo,R.C.C,Ministros e jovens que fazem parte da equipe paroquial da Pascom.Participou durante toda a formação o Padre Floriano Marques da Silveira que contribuiu com momentos de espiritualidade.
Dentro da agenda paroquial da equipe teremos outros momentos de formação e espiritualidade em busca de divulgar, formar lideranças e capacitar a pastoral.
Pascom - Nossa Senhora das Dores
PASCOM ACOLHE NOVOS MEMBROS
O pároco, Padre Xavier, a coordenadora diocesana, Nara Ruiz e a coordenadora paroquial da PASCOM, Maria Aparecida Soares, acolheram a Maria do Carmo Anderson e Manuela Bettencourt que irão ajudar nas atualizações do site da diocese e do blog da paróquia. A reunião abordou temas como a importancia do boletim informativo, que se espera que cubra lacunas na comunicação; a importancia da acolhida em nossas celebrações e a necessidade de termos ferramentas de trabalho que facilitem o desenvolvimento de nossos projetos. Para que o trabalho de evangelização em nossa paróquia tenha maior divulgação devemos adquirir uma câmara fotográfica de melhor qualidade, atualizar o blog e os dados de nossa paróquia no site da diocese com maior frequência.
fonte:pascom paroquial
O pároco, Padre Xavier, a coordenadora diocesana, Nara Ruiz e a coordenadora paroquial da PASCOM, Maria Aparecida Soares, acolheram a Maria do Carmo Anderson e Manuela Bettencourt que irão ajudar nas atualizações do site da diocese e do blog da paróquia. A reunião abordou temas como a importancia do boletim informativo, que se espera que cubra lacunas na comunicação; a importancia da acolhida em nossas celebrações e a necessidade de termos ferramentas de trabalho que facilitem o desenvolvimento de nossos projetos. Para que o trabalho de evangelização em nossa paróquia tenha maior divulgação devemos adquirir uma câmara fotográfica de melhor qualidade, atualizar o blog e os dados de nossa paróquia no site da diocese com maior frequência.
fonte:pascom paroquial
NOTA DA CNBB SOBRE ÉTICA E PROGRAMAS DE TV
Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.
Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.
Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.
Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.
Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.
Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III).
Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.
Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.
Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.
Brasília, 17 de fevereiro de 2011
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Bispo da Pascom esclarece em nota seu posicionamento sobre a "confissão Digital"
O Bispo Diocesano de Limeira e referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, divulgou nota, na última quinta-feira (10/02), esclarecendo sobre a questão da "confissão Digital".
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O “APLICATIVO CONFESSION”
Limeira, 10 de fevereiro de 2011.
Amados irmãos e irmãs da Diocese de Limeira:
Saudações!
Nos últimos dias, alguns veículos de imprensa têm publicado matérias sobre a possibilidade do uso das novas tecnologias na administração de sacramentos, especialmente o sacramento da Reconciliação (Confissão). Entretanto, a maneira de abordar a questão pode causar mal-entendidos, levando a uma banalização dos sacramentos pela supervalorização dos meios tecnológicos ou, até mesmo, desconsiderar a utilidade que os mesmos podem ter, se utilizados corretamente até onde for possível.
Sem dúvida as tecnologias podem ser um auxílio para os fiéis, seja pelo fácil acesso aos textos bíblicos, subsídios, notícias ou, como no caso do sacramento da Reconciliação, no momento em que os fiéis se preparam para o sacramento. É o que teria acontecido nos Estados Unidos, pois, segundo informações veiculadas na imprensa, a Igreja Católica teria aprovado um aplicativo chamado “Confession”, para os aparelhos da marca Apple, iPhone e iPad, que ajudaria os fiéis durante o exame de consciência, ou seja, no momento em que a pessoa faz uma espécie de “revisão de vida” antes de aproximar-se do confessor, pessoalmente. Tais aplicativos não substituem o encontro entre o fiel penitente e o sacerdote (confessor), como explicou nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, o porta-voz da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi.
Recordou ainda que na confissão é necessário que o fiel faça previamente o exame de consciência, procure o seu confessor, tenha um encontro dialogal com o mesmo, diga aquilo que lhe pesa na consciência, recebendo, caso necessário, orientações pastorais e a indicação da penitência, finalizando com a absolvição.
Segundo a nota do Vaticano, os criadores do chamado “aplicativo Confissão" não tem a intenção de substituir as práticas atuais da igreja. "Nosso desejo é convidar católicos a se envolverem com sua fé através da tecnologia digital", afirmou Patrick Leinen, da Little iApps, que criou o “aplicativo Confissão”.
Agora, parte da imprensa está querendo dizer que se trata de “confissão online”! É pura maldade e desejo de confundir a mente das pessoas. Por isso é preciso estarmos atentos.
Padre Lombardi ainda reforçou: “Num mundo em que muitas pessoas usam suportes informáticos para ler e refletir, não se pode excluir que alguém reflita, em preparação para a confissão, apoiando-se em instrumentos digitais, como fazia, no passado, em textos e perguntas escritas num papel”.
Não há dúvida que as novas tecnologias ou meios digitais sejam um grande instrumento para a evangelização e possam ajudar os fiéis em muitos momentos de suas vidas. No entanto, deve-se sublinhar que nada substitui o encontro fraterno e cristão, onde as pessoas podem expressar de forma mais humana suas relações de amizade e afeto, vivendo concretamente o amor a Deus e aos outros. Os sacramentos, como sinais eficazes da graça de Deus, se dão em contexto litúrgico-celebrativo, o que não seria possível sem que houvesse reunião de pessoas, mesmo que, no caso da Reconciliação, apenas entre o confessor e o penitente. O mesmo acontece com todos os outros sacramentos que, como sinais sensíveis, requerem a presença de quem celebra ou recebe: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem.
Todo rito sacramental é rico em símbolo: “Como o homem é composto de alma e corpo, o rito, além das palavras, traz consigo algo que se pode sentir, tocar, ver, comer, beber, etc. E como o rito é uma ação simbólica, une duas realidades: uma conhecida, e outra oculta, escondida, misteriosa... ora, como o homem é corpo e alma, necessita tornar corpóreo o que é espiritual e espiritualizar o que é corpóreo. E ele o faz mediante os símbolos que unem as duas partes: a espiritual e a corpórea. O símbolo, de certa forma, torna corpóreo tudo aquilo que pertence ao espírito e espiritualiza tudo o que é corpóreo” (cf. ROMAN, Ernesto. Os Sacramentos para o povo, Paulus, p. 12).
Ao publicar estes esclarecimentos, recomendo vivamente a todo o nosso povo que busque com fé e piedade os sacramentos em suas comunidades, nas igrejas matrizes, em nossas comunidades (capelas e/ou espaços de encontro dos irmãos e irmãs) onde possam ser atendidos pelos sacerdotes. Além da freqüência aos sacramentos da Igreja, sobretudo a Eucaristia Dominical e a Reconciliação, incentivo a todos que busquem conhecer melhor e constantemente a doutrina sobre os sacramentos, valorizando e freqüentando os momentos de formação que as paróquias oferecem a todo o povo. Ou mesmo nossa Diocese através dos cursos de Teologia ou Catequese para Leigos (CDFT).
Que o Senhor habite no coração de todos os nossos católicos(as), pela Palavra, pelos Sacramentos e pelo encontro com os irmãos, sobretudo na vivência concreta e testemunhal da caridade!
Fraternalmente,
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira e
Referencial da PASCOM CNBB-Sul 1
Dom Orani comenta a mensagem do Papa para o 45º DMC
A mensagem do papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais (a ser comemorado no dia 5 de junho), foi divulgado no dia 24 de janeiro. Segundo Dom Orani João Tempesta, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, a preocupação com a verdade e a autenticidade na hora de comunicar é o principal foco do texto do pontífice, que tem como tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.
“A mensagem do papa vem falar de modo especial aos jovens que são os absorvedores da comunicação do momento; fala também das novas tecnologias e vem lembrar o que é importantíssimo: precisamos ser autênticos e verdadeiros em tudo o que fazemos enquanto Igreja. Quem está à frente do computador, atrás de um microfone, ou fazendo um programa de televisão ou de rádio deve observar isso muito bem”, disse dom Orani.
“A mensagem vem alertar para a autenticidade da pessoa humana, daquele que faz a comunicação. O papa fala um pouco da vida da pessoa que conta com aquele que faz comunicação, ou seja, a importância da autenticidade para que se possa chegar a uma verdade objetiva”, completou.
Fonte: Notícias, boletim semana da CNBB
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, realizarão entre os dias 12 e 16 de julho o primeiro Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que acontecerá no Centro de estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.
O seminário tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e debate sobre o fenômeno da comunicação, a evolução de seus fundamentos e a natureza de suas práticas. Também apresentar os desafios que esse fenômeno traz para a Pastoral da Comunicação, em particular, e ainda, para a Igreja em geral.
Esse seminário configura-se, como uma ação destinada a repor no cotidiano do trabalho pastoral e em outros setores da Igreja a discussão inadiável sobre a centralidade da comunicação para a dinâmica contemporânea, tomando o trabalho social da Igreja Católica como parâmetro importante para a reflexão.
Na carta/convite enviada pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral, para a Cultura, Educação e Comunicação Social e Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, para os bispos do Brasil, ele destacou as novas mídias como ferramenta fundamental para o anúncio da Palavra de Deus. É, também, estratégia importante para que a Igreja continue na sua missão de evangelizar.
- Atrás de nossas mídias estão milhares de pessoas que estão empenhadas, até mesmo com suas próprias vidas, para que a Palavra de Deus seja anunciada e Cristo seja ainda mais conhecido por todos. Tenho certeza de que a missão dos nossos comunicadores fez com que a imagem pública da Igreja diante da sociedade fosse ainda mais trabalhada com a verdade para ser ainda melhor conhecida diante de tantas situações midiáticas hodiernas, disse Dom Orani na Carta aos Bispos sobre o Seminário de Comunicação.
Grandes nomes de projeção internacional da área da comunicação farão parte deste seminário como: Dom Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que fará a abertura do seminário, juntamente com Dom Orani João Tempesta.
Os temas foram cuidadosamente selecionados e estudados e serão aplicados numa metodologia que favoreça a absorção de cada conteúdo. O seminário contará também com a participação das principais emissoras de TV e Rádios Católicas.
fonte: Muticom
O seminário tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e debate sobre o fenômeno da comunicação, a evolução de seus fundamentos e a natureza de suas práticas. Também apresentar os desafios que esse fenômeno traz para a Pastoral da Comunicação, em particular, e ainda, para a Igreja em geral.
Esse seminário configura-se, como uma ação destinada a repor no cotidiano do trabalho pastoral e em outros setores da Igreja a discussão inadiável sobre a centralidade da comunicação para a dinâmica contemporânea, tomando o trabalho social da Igreja Católica como parâmetro importante para a reflexão.
Na carta/convite enviada pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral, para a Cultura, Educação e Comunicação Social e Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, para os bispos do Brasil, ele destacou as novas mídias como ferramenta fundamental para o anúncio da Palavra de Deus. É, também, estratégia importante para que a Igreja continue na sua missão de evangelizar.
- Atrás de nossas mídias estão milhares de pessoas que estão empenhadas, até mesmo com suas próprias vidas, para que a Palavra de Deus seja anunciada e Cristo seja ainda mais conhecido por todos. Tenho certeza de que a missão dos nossos comunicadores fez com que a imagem pública da Igreja diante da sociedade fosse ainda mais trabalhada com a verdade para ser ainda melhor conhecida diante de tantas situações midiáticas hodiernas, disse Dom Orani na Carta aos Bispos sobre o Seminário de Comunicação.
Grandes nomes de projeção internacional da área da comunicação farão parte deste seminário como: Dom Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que fará a abertura do seminário, juntamente com Dom Orani João Tempesta.
Os temas foram cuidadosamente selecionados e estudados e serão aplicados numa metodologia que favoreça a absorção de cada conteúdo. O seminário contará também com a participação das principais emissoras de TV e Rádios Católicas.
fonte: Muticom
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Encontro discute lançamento de livro que deve direcionar a Pascom no Brasil
Terminou nesta quinta-feira, 27, na sede da CNBB em Brasília, a reunião de reflexão e aprofundamento sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) na Igreja no Brasil. O encontro, que teve início na segunda-feira, 24, e reuniu oito pessoas entre coordenadores regionais da Pastoral e pesquisadores, discutiu a publicação da segunda edição do livro “Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação”. Trata-se de uma publicação que deve pautar os limites e horizontes da Pastoral da Comunicação na Igreja no Brasil.
Irmã Elide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, destacou que o livro é uma necessidade para a Igreja no Brasil porque a publicação vai ajudar a definir os horizontes da Pascom. “O livro é necessário porque teremos uma noção do nosso horizonte de atuação e qual é o lugar e o papel da Pastoral da Comunicação para a Igreja no Brasil. A primeira edição do livro teve bastante repercussão e penso que a nova edição vai clarear os nossos objetivos que ainda não entendemos bem”, disse a assessora.
A professora doutora Rosane Borges, que também participou da reunião, destacou o encontro como fundamental para contribuir com questões essenciais do trabalho da Pascom nas comunidades e dioceses espalhadas pelo Brasil e para pensar os horizontes e limites da Igreja face à comunicação. “A reunião teve um caráter avaliativo e sistemático de como pensar essa comunicação tecnológica e os destinos do homem que muda a cada dia; pensar o papel da Igreja face ao audiovisual que fascina, muitas vezes, mais do que a palavra do padre, da Igreja. A partir dessa reunião criamos o alento de que é possível construir uma nova comunicação e resgatar o trabalho de Cristo e dar continuidade ao seu mandato que é ir a todo o mundo e pregar o Evangelho que é nosso dever a partir de qualquer meio de comunicação”.
A reunião teve a presença do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, na segunda-feira, 24. Ainda durante o encontro foi lançado o documento de estudos número 101 da CNBB, “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” que foi publicado pelas Edições CNBB e pela Paulus Editora. O documento é uma resposta à necessidade de um subsídio de orientações sobre comunicação para a Igreja no Brasil
fonte: CNBB
Irmã Elide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, destacou que o livro é uma necessidade para a Igreja no Brasil porque a publicação vai ajudar a definir os horizontes da Pascom. “O livro é necessário porque teremos uma noção do nosso horizonte de atuação e qual é o lugar e o papel da Pastoral da Comunicação para a Igreja no Brasil. A primeira edição do livro teve bastante repercussão e penso que a nova edição vai clarear os nossos objetivos que ainda não entendemos bem”, disse a assessora.
A professora doutora Rosane Borges, que também participou da reunião, destacou o encontro como fundamental para contribuir com questões essenciais do trabalho da Pascom nas comunidades e dioceses espalhadas pelo Brasil e para pensar os horizontes e limites da Igreja face à comunicação. “A reunião teve um caráter avaliativo e sistemático de como pensar essa comunicação tecnológica e os destinos do homem que muda a cada dia; pensar o papel da Igreja face ao audiovisual que fascina, muitas vezes, mais do que a palavra do padre, da Igreja. A partir dessa reunião criamos o alento de que é possível construir uma nova comunicação e resgatar o trabalho de Cristo e dar continuidade ao seu mandato que é ir a todo o mundo e pregar o Evangelho que é nosso dever a partir de qualquer meio de comunicação”.
A reunião teve a presença do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, na segunda-feira, 24. Ainda durante o encontro foi lançado o documento de estudos número 101 da CNBB, “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” que foi publicado pelas Edições CNBB e pela Paulus Editora. O documento é uma resposta à necessidade de um subsídio de orientações sobre comunicação para a Igreja no Brasil
fonte: CNBB
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
45º Dia Mundial das Comunicações
* * *
Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital
Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.
Aparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital. Isto é particularmente evidente quando nos confrontamos com as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações. Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.
No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interacção, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo.
Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. O envolvimento cada vez maior no público areópago digital dos chamados social network, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de «amizades», confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio «perfil» público.
As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos. Quem é o meu «próximo» neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo «diferente» daquele onde vivemos? Temos tempo para reflectir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida.
Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva. Aliás, as dinâmicas próprias dos social network mostram que uma pessoa acaba sempre envolvida naquilo que comunica. Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos midiasignifica não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).
O compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas daweb. Antes de tudo, devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua «popularidade» ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Devemos esforçar-nos mais em dá-la conhecer na sua integridade do que em torná-la aceitável, talvez «mitigando-a». Deve tornar-se alimento quotidiano e não atracção de um momento. A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objecto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé!
Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana. A web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10). A proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando Se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que foram gradualmente conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer vir ao de cima com delicadeza o que havia no coração deles.
Em última análise, a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nos váriossocial network. Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. Pelo contrário, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida. Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade.
Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. Renovo-lhes o convite para o encontro comigo na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, cuja preparação muito deve às vantagens das novas tecnologias. Para os agentes da comunicação, invoco de Deus, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a capacidade de sempre desempenharem o seu trabalho com grande consciência e escrupulosa profissionalidade, enquanto a todos envio a minha Bênção Apostólica.
Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011.
BENEDICTUS PP. XVI
Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital
Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.
Aparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital. Isto é particularmente evidente quando nos confrontamos com as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações. Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.
No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interacção, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo.
Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. O envolvimento cada vez maior no público areópago digital dos chamados social network, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de «amizades», confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio «perfil» público.
As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos. Quem é o meu «próximo» neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo «diferente» daquele onde vivemos? Temos tempo para reflectir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida.
Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva. Aliás, as dinâmicas próprias dos social network mostram que uma pessoa acaba sempre envolvida naquilo que comunica. Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos midiasignifica não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).
O compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas daweb. Antes de tudo, devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua «popularidade» ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Devemos esforçar-nos mais em dá-la conhecer na sua integridade do que em torná-la aceitável, talvez «mitigando-a». Deve tornar-se alimento quotidiano e não atracção de um momento. A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objecto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé!
Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana. A web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10). A proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando Se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que foram gradualmente conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer vir ao de cima com delicadeza o que havia no coração deles.
Em última análise, a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nos váriossocial network. Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. Pelo contrário, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida. Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade.
Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. Renovo-lhes o convite para o encontro comigo na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, cuja preparação muito deve às vantagens das novas tecnologias. Para os agentes da comunicação, invoco de Deus, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a capacidade de sempre desempenharem o seu trabalho com grande consciência e escrupulosa profissionalidade, enquanto a todos envio a minha Bênção Apostólica.
Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011.
BENEDICTUS PP. XVI
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
O papa Bento XVI divulgou,24, no site oficial do Vaticano, a Mensagem para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas pensando no bem coletivo, destacando a verdade na atuação dos participantes das Redes Sociais e principalmente o papel dos jovens na Era Digital.
“As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, destaca o papa.
Bento XVI diz que as novas tecnologias estão mudando “não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”.
O papa faz um alerta, dizendo que “é importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”.
O papa finaliza sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. ”Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10)”.
“As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, destaca o papa.
Bento XVI diz que as novas tecnologias estão mudando “não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”.
O papa faz um alerta, dizendo que “é importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”.
O papa finaliza sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. ”Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10)”.
Novidades na Pároquia São José
Novas mídias
Os jovens da Paróquia São José, acompanhados pelo pároco Pe Moises nascimento e o seminarista Everton, criaram o site www.jovensemmissao.com /. O objetio é trazer aos jovens mais informações sobre a caminhada da juventude e interagir com mensagens e textos de formação.
Parabéns! Vamos acessar.
Os jovens da Paróquia São José, acompanhados pelo pároco Pe Moises nascimento e o seminarista Everton, criaram o site www.jovensemmissao.com /. O objetio é trazer aos jovens mais informações sobre a caminhada da juventude e interagir com mensagens e textos de formação.
Parabéns! Vamos acessar.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Ola amigos!
Temos um encontro marcado. Desde o ano de 2001 nos encontramos para
celebrar a beleza da comunicação.
Ha 4 anos, desde a chegada de Dom Altieri, este encontro passou a ser
no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da
classe.
Além dos jornalistas, os comunicadores fotógrafos, produtores,
assessores de imprensa, radialistas, enfim, todos convidados para este
dia. Em breve, estarei encaminhando formalmente o convite, mas desde já, e
conhecendo a correria, me antecipo em marcar este encontro, quando
acontecerá o lançamento do prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco deste
ano, com algumas novidades.
Estamos tentando alguns presentinhos para serem sorteados!!!!
Já confirmamos a presença dos jornalistas Ismar de Oliveira e do Pe
Juarez de Castro. Será um encontro para trocarmos idéia sobre nosso
trabalho. Ainda falta a conformação de outros convidados. Dessa vez, a
proposta é que todos possam participar ativamente deste encontro.
Peço que me ajudem a ampliar este convite entre os colegas.
Não esquece: Dia 24/01 às 9h para um Café da Manhã, no salão da matriz
Santo Antonio. Confirme sua presença.
Denise Peixoto
Assessoria de Comunicação/Secretariado Pastoral - Diocese de Caraguatatuba
www.diocesecaraguatatuba.com.br
Twitter @Diocese_Caragua
Temos um encontro marcado. Desde o ano de 2001 nos encontramos para
celebrar a beleza da comunicação.
Ha 4 anos, desde a chegada de Dom Altieri, este encontro passou a ser
no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da
classe.
Além dos jornalistas, os comunicadores fotógrafos, produtores,
assessores de imprensa, radialistas, enfim, todos convidados para este
dia. Em breve, estarei encaminhando formalmente o convite, mas desde já, e
conhecendo a correria, me antecipo em marcar este encontro, quando
acontecerá o lançamento do prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco deste
ano, com algumas novidades.
Estamos tentando alguns presentinhos para serem sorteados!!!!
Já confirmamos a presença dos jornalistas Ismar de Oliveira e do Pe
Juarez de Castro. Será um encontro para trocarmos idéia sobre nosso
trabalho. Ainda falta a conformação de outros convidados. Dessa vez, a
proposta é que todos possam participar ativamente deste encontro.
Peço que me ajudem a ampliar este convite entre os colegas.
Não esquece: Dia 24/01 às 9h para um Café da Manhã, no salão da matriz
Santo Antonio. Confirme sua presença.
Denise Peixoto
Assessoria de Comunicação/Secretariado Pastoral - Diocese de Caraguatatuba
www.diocesecaraguatatuba.com.br
Twitter @Diocese_Caragua
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Livro publicado pela editora Mundo e Missão discute comunicação e evangelização
Foi animada a noite de autógrafos do livro «Entre meridianos e paralelos - A revista Mundo e Missão como instrumento de animação missionária na Igreja do Brasil», de Pedro Facci (editora Mundo e Missão)
Além de garantir seus autógrafos, os convidados ouviram e aplaudiram canções recitadas por Maria das Dores Menezes Ferreira e poesia criada pela senhora Innocência Teodorica de Sant´Anna Júlia, declamadas pelos jovens Thamara de Andrade e Rafael Stemberg.
O livro, que custa 15 reais, é resultado da tese de mestrado em Missiologia, defendida pelo padre italiano Pedro Facci, há 24 anos no Brasil, mestre em Missiologia pelo Instituto Teológico de São Paulo - ITESP e atual diretor da revista Mundo e Missão.
Confira a entrevista que o autor concedeu, por e-mail ao Renato Papis.
Entrevista com o padre Pedro Facci, PIME, mestre em Missiologia e diretor da revista Mundo e Missão.
De onde surgiu a ideia do livro?
Foi a própria banca examinadora que, ao analisar e escutar a minha defesa da tese de missiologia sobre comunicação e missão, sugeriu a publicação do trabalho, pois achou um tema atual e interessante. A escolha do tema foi após a minha participação em maio de 2008, do primeiro módulo do SEPAC - (Serviço à Pastoral da Comunicação) e do laboratório de jornalismo onde foi pedido que cada estudante preparasse um projeto que depois desenvolveria numa pesquisa e tese. Achei que a revista Mundo e Missão, que em 2008 completava 15 anos, podia ser um objeto de estudo interessante, ainda mais que eu acabava de ser nomeado diretor da mesma. Afinal, faltava um estudo mais aprimorado sobre a revista, seu nascimento, sua difusão e animação missionária. A pesquisa foi desenvolvida no curso de pós-graduação em missiologia no ITESP - (Instituto Teológico de São Paulo) que é hoje a única Instituição no Brasil que oferece mestrado e doutorado na área.
O senhor poderia falar um pouco da obra. Quanto tempo de pesquisa etc...?
Foi um ano e meio de pesquisa, trabalhando em duas vertentes: a missão e a comunicação. A obra está organizada em quatro capítulos. O primeiro, de ordem histórica, fala do gênesis da revista e do Pontifício Instituto das Missões ao Exterior - PIME, o instituto missionário do qual a revista é expressão. O segundo capítulo versa sobre a comunicação, sua importância hoje, o valor do impresso diante dos novos meios de comunicação social como internet e mídia digital etc..., e sobre o costume do povo brasileiro diante da leitura. O terceiro capítulo fala da animação missionária, com um histórico da caminhada missionária da America Latina e do Magistério pontifício e Latino Americano sobre a missão (Puebla, Santo Domingo e Aparecida). No quarto capítulo tomo em consideração 15 edições da revista, totalizando os 15 anos de sua existência, e aplicando um paradigma de leitura, analiso sua capacidade de animação missionária na Igreja do Brasil e seu compromisso com a missão ad gentes.
Qual é o público alvo e como essa obra pode contribuir para esse público?
São os nossos cristãos em geral, bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos apaixonados pela missão ad gentes e além fronteira, e os próprios leitores da revista. Afinal, todo o povo de Deus é convocado para a missão.
Qual a relação entre Missão e Comunicação e como articular esses dois temas na ação evangelizadora da Igreja?
Existe entre os dois tema uma relação muito estreita, diria até, uma relação profundamente teológica. De fato, o grande comunicador é a própria Trindade. Deus nos comunica seu Filho, enviando-o no meio de nós, pela força e ação do Espírito Santo. Utilizando o paradigma da comunicação, Deus é o primeiro Emissor. A Mensagem é o próprio Cristo. O receptor a humanidade. A Mensagem, Jesus, por sua vez torna-se também Emissor, pois nos comunica a Boa Nova, isto é, que somos amados por um Deus que é Abba, Pai. É uma novidade absoluta. Por sua vez, no mandato missionário narrado por Mateus no capítulo 28, Jesus pede à comunidade fundada por Ele, a Igreja, de ser sinal do Reino e de comunicar a todos esta novidade. Eis então a missão, uma missão sem fronteiras, ad gentes e ad omnes gentes, isto é a todos os povos. A relação entre comunicação e missão é extremamente dinâmica e fecunda e tem a ver com a salvação de toda a humanidade: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância".
Quais os desafios enfrentados pelas revistas missionárias?
O maior desafio é que as revistas saibam transmitir a paixão missionária ad gentes. Isto é possível se as revistas publicarem não somente reflexões bonitas sobre a missão, mas que saibam colher e transmitir toda a vida missionária dos que estão evangelizando além fronteiras, através dos testemunhos, depoimentos, entrevistas. As revistas devem colocar em relevo a vida missionária. É a força do testemunho que será capaz de motivar uma pessoa a assinar e manter-se fiel à revista. Eu mesmo sou fruto desta leitura que suscitou em mim uma paixão missionária e que me fez decidir de deixar o meu seminário diocesano, aonde tinha uma perspectiva bastante direcionada, para me abrir à missão no mundo inteiro. Eis o porquê do título da revista "Mundo e Missão". Outro desafio é manter a revista no mercado com os altos custos de produção e os poucos assinantes. O que são seis mil assinaturas, para 130 milhões de católicos? A revista Veja tem mais de um milhão de assinaturas e é a quarta a nível mundial. Termino a minha dissertação com uma provocação: uma revista com apenas seis mil exemplares, representando 0,005% dos católicos do Brasil (cerca de 130 milhões) será capaz de influenciar missionariamente o restante dos batizados? Precisamos que os nossos católicos assinem e leiam mais a revista. Somente a leitura é capaz de formar opinião, conscientizar e tornar os nossos fiéis leigos não somente receptores, mas verdadeiros atores e interlocutores da missão.
Fonte: CNBB - Renato Papis
Cardeal Raymundo Damasceno é nomeado membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais
O papa Bento XVI nomeou, alguns cardeais como membros de organismos da Cúria Romana. Entre eles está o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, nomeado membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. O arcebispo de Aparecida foi nomeado também pelo Papa membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) junto com o arcebispo emérito de Quito, cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, e o arcebispo de Palermo, cardeal Paolo Romeo.
Fonte: Do site da CNBB
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Votos de muita paz, alegrias e muito trabalho!!!
Quero desejar a todos e todas, especialmente nossos colaboradores da Pascom, um ano cheio de luz! Que seja um ano de vitórias e para nós, especialmente, de avanço em nosso trabalho pastoral.
Obrigada a todos e todas, que aqui são representados pela coordenadora Nara. Valeu!
Forte abraço!
Denise Peixoto
Obrigada a todos e todas, que aqui são representados pela coordenadora Nara. Valeu!
Forte abraço!
Denise Peixoto
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Em seguida, foram definidas as datas das reuniões, do 17º Encontro Regional de Comunicação e do 2º Encontro de Assessoria de Imprensa. Ficou definido o seguinte calendário: dia 18 de fevereiro, 8h30 - Limeira; 29 de março; 23 de maio; 22 de agosto; 03 de outubro às 9h na sede do Regional em SP; 9 de dezembro, 8h30 - Limeira; dias 18 a 20 de novembro: 17º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação – (Casa São Carlos em Jundiaí); dias 18 e 19 junho: 2º Encontro de Assessoria de Imprensa, (local a definir).
Além disso, foram apresentados alguns eventos de âmbito nacional que deverão ser contemplados no calendário de 2011. São eles:
Encontro Nacional de Assessoria de Imprensa: 25 a 27 de março em Brasília e o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação com o tema «Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades» que acontecerá entre os dias 17 a 22 de julho na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
A reunião foi acompanhada pelo Bispo responsável pela Pascom, Dom Vilson e a assessora, Ir. Maria Alba Vega, que agradeceram a presença de todos e o empenho dos coordenadores para que a Pascom seja colocada em prática nas dioceses.
fonte:cnbb
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Formação da C.F
sábado, 11 de dezembro de 2010
Nosso site quer mostrar como nossas famílias estão se preparando para o Natal. Com isso, vamos postar no nosso album digital - FLICKR -, todas as fotografias digitais que chegarem até nós.
Tire uma foto da sua árvore de Natal, do Presépio, da decoração da casa e mande para - imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br. Coloque no assunto: NATAL NA MINHA CASA e mande o seu nome ou o nome da família e a paróquia que pertence.
Vamos demonstrar nossa alegria de viver este tempo do Advento.
As nossas paróquias e comunidades também podem enviar suas fotos. Vamos fazer um grande album de Natal.
--
Denise Peixoto
Assessoria de Comunicação/Secretariado Pastoral - Diocese de Caraguatatuba
www.diocesecaraguatatuba.com.br
Twitter @Diocese_Caragua
(12) 3883.6668 - 3883.4888
8158.5763
Tire uma foto da sua árvore de Natal, do Presépio, da decoração da casa e mande para - imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br. Coloque no assunto: NATAL NA MINHA CASA e mande o seu nome ou o nome da família e a paróquia que pertence.
Vamos demonstrar nossa alegria de viver este tempo do Advento.
As nossas paróquias e comunidades também podem enviar suas fotos. Vamos fazer um grande album de Natal.
--
Denise Peixoto
Assessoria de Comunicação/Secretariado Pastoral - Diocese de Caraguatatuba
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8158.5763
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
O site da Paróquia Matriz Santo Antônio comemora seu 1º aniversário no próximo dia 25 de Dezembro e quem concorre a presentes é você!
Faça seu cadastro no site e participe de um sorteio, que será realizado na missa do dia 25 de Dezembro ás 19h30 na Paróquia Matriz Santo Antônio.
Será sorteado um "Kit Santo Antônio" que irá contêr:
• Uma imagem de Santo Antônio
• Um adesivo de Santo Antônio
• Um calendário produzido pela PASCOM
• Uma correntinha de Santo Antônio
• Uma trezena de Santo Antônio
• Uma camiseta de Santo Antônio
Participe, o cadastro é simples e rápido. Contamos com sua colaboração.
Faça seu cadastro no site e participe de um sorteio, que será realizado na missa do dia 25 de Dezembro ás 19h30 na Paróquia Matriz Santo Antônio.
Será sorteado um "Kit Santo Antônio" que irá contêr:
• Uma imagem de Santo Antônio
• Um adesivo de Santo Antônio
• Um calendário produzido pela PASCOM
• Uma correntinha de Santo Antônio
• Uma trezena de Santo Antônio
• Uma camiseta de Santo Antônio
Participe, o cadastro é simples e rápido. Contamos com sua colaboração.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Parabéns, a equipe da Paróquia Santo Antonio!
A Pascom Paroquial,buscando arrecadar recursos e divulgar a pastoral,lançou o calendário 2011, para venda na paróquia.
Parabéns a equipe pela iniciativa!
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Vamos prestigiar e ajudar a divulgar.
Escrevo para informar-lhe sobre o lançamento do filme APARECIDA, O MILAGRE, no próximo dia 17 de dezembro e pedir sua colaboração.
Trata-se de um longa-metragem dirigido pela prestigiada diretora Tizuka Yamasaki, que retrata a vida de uma família nos dias de hoje e o envolvimento de suas vidas com a devoção a Nossa Senhora Aparecida.
É muito importante prestigiar o filme com a presença dos católicos nas diversas salas de cinema. Este comparecimento será uma demonstração da grande devoção do povo brasileiro à Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Peço que os cartazetes enviados sejam distribuídos e expostos e que os fiéis sejam motivados a ver o filme e a divulgá-lo em suas comunidades.
A divulgação é fundamental e, para isso, conto com seu decisivo apoio e colaboração.
Com meu fraterno agradecimento, cordialmente,
Dom Raymundo Damasceno Assis - Cardeal Arcebispo de Aparecida, SP
sábado, 27 de novembro de 2010
Seguindo o objetivo da Pascom Nacional de implantar equipes da Pascom em todas as dioceses e paróquias,nossa diocese está Caminhando em sua Missão de fazer a Pascom compreendia e,assim,poderemos amá-la, assumi-la,tendo,a comunicação em nossas vidas e junto às outras pastorais, movimentos e serviços da nossa diocese.
Aconteceu no dia 27/11 a pedido do Pároco Pe.Altair,o primeiro encontro para estruturar a Pascom na Paróquia Imaculada Conceição.Que a nova equipe continue animada e abençoada sempre por Nossa Senhora da Comunicação!
domingo, 21 de novembro de 2010
Preparação para Assembléia Diocesana
Olá,Agentes da Pascom Paroquial!
Vamos nos Encontrar?
Estamos nos aproximando a Assembléia Diocesana que acontecerá no dia 02/12
Nossa pastoral deverá estar presente,para os trabalhos de avaliação e partilha da Assembléia.
E, para isso é necessário nos reunirmos para avaliarmos nossa caminhada e nos preparamos nosso caminho para 2011
Para isso, convoco os agentes paroquiais da Pascom,para nossa Reunião de Avaliação e estruturação da Pascom.
Nos encontraremos na Catedral Divino Espirito Santo no dia 29/11 ás 19h30, é necessário a presença de todos os Coordenadores Paroquiais.
Nos encontraremos na Catedral Divino Espirito Santo no dia 29/11 ás 19h30, é necessário a presença de todos os Coordenadores Paroquiais.
No Encontro Regional de Comunicação,o palestrante Professor Marins,encerrou os trabalho
com as equipes da Pascom com um texto bastante significativo,que eu deixo com vcs.
com as equipes da Pascom com um texto bastante significativo,que eu deixo com vcs.
“Toda a vida (ainda das coisas que não têm vida) não é mais que uma união. Uma união de pedras é edifício: uma união de tábuas é navio: uma união de homens é exército. E sem essa união, tudo perde o nome e mais o ser. O edifício sem união é ruína: o navio sem união é naufrágio: o exército sem união é despojo. Até o homem (cuja vida consiste na união de alma e corpo) com união é homem, sem união é cadáver.
“… Por mais alta que esteja a cabeça, se não está unida é pés. Por mais ilustre que seja o ouro, se não está unido é barro. Nobreza e desunida, não pode ser, pois em sendo desunida, deixa de ser nobreza. É vileza.
“… Para derrubar um reino e muitos reinos onde há desunião, não são necessárias baterias; não são necessários canhões; não são necessários trabucos; não são necessárias balas, nem pólvora. Basta uma pedra: o lápis.
“Para derrubar um reino e muitos reinos onde falta a união não são necessários exércitos, não são necessárias campanhas, não são necessárias batalhas, não são necessários cavalos, não são necessários homens, nem um homem, nem um braço, nem uma mão. Nós temos muito boas mãos e o sabem muito bem os nossos competidores. Mas se não tivermos união, nem eles haverão mister mãos para nós, nem a nós nos hão de valer as nossas.”
A verdade, de ontem e hoje, é que sem união nada sobrevive, não pode haver sucesso. Nesta semana faça uma reflexão sobre o valor da união para sua vida pessoal e profissional. Lembre-se que “sem união, tudo perde o nome e mais o ser”.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Momentos de Confraternização do Encontro!!
Dom Vilson,mostrando seus dons |
Neste local lindo!!!Ficou ainda mais facil refletir e articular a Pascom |
Professor Marins |
Encerrou ontem,07/10 o 16° Encontro de Comunicação do Regional Sul 1 em Sorocaba.
Iniciamos o 2° dia com Celebração Eucaristica presidida pelo Bispo responsável pelaPascom no Regional Sul1, Dom Vilson,que esteve presente durante todo o encontro.
Em seguida os agentes da Pascom ,tiveram palestra com o professor Luis Almeida Marins Filho que falou sobre a antropologia, aspectos psicológicos e históricos da comunicação. Para ele o mundo digital é verdadeiramente “outro mundo”. “Somos imigrantes digitais e precisamos aprender a nos comunicar com os “nativos digitais” – aqueles que já nasceram com um mouse na mão e vivem e pensam digitalmente.
sábado, 6 de novembro de 2010
Fotos do Encontro de Comunicação
Encontro de Comunicação discute Mundo Digital
“Comunicadores no mundo digital: motivações e desafios”. Este é o tema do 16º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação" do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), que começou ontem, 5, e prossegue até domingo, 7. O encontro acontece em Sorocaba (SP), na Casa de Retiro, São José.
A coord. Diocesana Nara Ruiz e a Coord. da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores estão representando a diocese,
acompanhe tudo o que esta acontecendo pelo nosso blog!!
Mandarei noticias!
A coord. Diocesana Nara Ruiz e a Coord. da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores estão representando a diocese,
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