Bem vindos!!!!
Que este canal de comunicação nos sirva de partilha de experiências e mais um espaço de formação e capacitação daqueles que acreditam na missão de evangelizar atraves dos meios!
Tenhamos como base do Documento 59 da CNBB - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Veja em Material de Pesquisa.
Tenhamos como base do Documento 59 da CNBB - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Veja em Material de Pesquisa.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Diocese de Caraguatatuba,reunída em Encontro Nacional da Pascom
sábado, 21 de julho de 2012
“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”.

Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. “Que possamos crescer na busca de trabalhar com senso crítico, fé e profissionalismo”, enfatizou dom José.
Em seguida, por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli. Ele iniciou sua mensagem, considerando a concorrência que há entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão.
Dom Celli enfatizou que ao mesmo tempo em que comunicamos uma mensagem, levamos comunicamos a nós mesmos. “Há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”.
Em seguida, teve início a mesa redonda da manhã, com o tema Pascom: identidade e missão.
Fonte:CNBB
Fonte:CNBB
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Reunião da PASCOM do Regional Sul 1 em Aparecida

sábado, 9 de junho de 2012
A comunicação dentro da Igreja vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom
Entrevista com Ir. Élide Fogolari, assessora da
Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da
CNBB
Por Thácio Siqueira
BRASILIA, sexta-feira, 8 de junho de 2012 (ZENIT.org) – No próximo mês, do 19 ao 22 de Julho, na cidade de Aparecida do Norte acontecerá o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).
Para explicar os objetivos do evento, a sua organização e expectativas ZENIT entrevistou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Irmã Elide Fogolari, no dia 6 de março desse ano. (Cf. entrevista clicando aqui).
Nessa semana, ZENIT fez 3 breves perguntas à Irmã Elide. Dessa vez para que ela nos pudesse atualizar sobre a preparação próxima desse grande evento de comunicadores católicos da Igreja Brasileira.
Publicamos a seguir:
***
ZENIT: Como foi a recepção da Pascom até agora nas dioceses brasileiras?
IR. ELIDE: Esta é e está sendo um trabalho de articulação, de processos no sentido de criar uma cultura da comunicação na Igreja do Brasil. Percebo que existe um esforço muito grande por parte dos bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e leigos enquanto sensibilidade aos meios e processos de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo
ZENIT: A comunicação dentro da Igreja no Brasil vai crescer depois do 3º Encontro Nacional da Pascom?
IR. ELIDE: Tenho certeza que este encontro como todos os outros proporcionam momentos de formação, diálogo, entrosamento e trocas de muitas experiências. Por isso, a possibilidade de crescimento são os frutos dos encontros e este será um grande momento para fortalecer a comunicação na Igreja do Brasil onde ela já existe e onde ela não existe será implantada. Hoje em dia sem comunição é impossível desenvolver qualquer ação, projeto ou trabalho. E se pensarmos no projeto de Deus, que através da sua Palavra, que é Jesus Cristo, quer se tornar conhecido por todos, a Igreja necessita da comunicação. Quando imagino que o primeiro encontro da PASCOM que aconteceu em Aparecida em 2008, participaram 130 pessoas da Igreja no Brasil. O 2º Encontro que aconteceu, também em Aparecida, em 2010, participaram cerca de 400 comunicadores da Igreja. E este já têm 730 inscritos, porém pagos 380. São dados significativos e que nos indicam o quanto a Igreja no Brasil vem se preocupando com a comunicação. Neste sentido precisamos agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que em 2008 consagramos a comunicação da Igreja no Brasil a ela.
ZENIT: Ainda há modo de se inscrever para participar?
IR. ELIDE: Com certeza. É só acessar o site da CNBB – WWW.cnbb.org.br e fazer a sua inscrição. A nossa meta é ter neste 3º Encontro 600 pessoas que atuam ou não com a comunicação da Igreja no Brasil
terça-feira, 22 de maio de 2012
Pascom,Celebra o Dia Mundial das Comunicações Social
Neste sábado, 19 de maio, a pastoral da comunicação da nossa Diocese comemorou
o Dia Mundial das Comunicações Sociais com um encontro para agentes da Pascom,que aconteceu na Paróquia Santo António - Caragutatuba.
O encontro contou com a presença do fotógrafo Paulo Zumbi,,que realizou uma oficina de fotográfia,com objetivo de esclarecer e ajudar nossos agentes no uso da máquina fotográfica.
Padre Marcos Vinicius,nos apresentou a mensagem do Papa Bento XVI para este 46º Dia mundial das comunicações, que teve como tema: “Silêncio e Palavra – Caminho de Evangelização”.
A coord..diocesana,agradece a Paróquia Santo Antonio,pela acolhida,e aos agentes da Pascom,que participaram deste data significativa para os comunicadores cristão,o nosso obrigada!
O encontro contou com a presença do fotógrafo Paulo Zumbi,,que realizou uma oficina de fotográfia,com objetivo de esclarecer e ajudar nossos agentes no uso da máquina fotográfica.
Padre Marcos Vinicius,nos apresentou a mensagem do Papa Bento XVI para este 46º Dia mundial das comunicações, que teve como tema: “Silêncio e Palavra – Caminho de Evangelização”.
A coord..diocesana,agradece a Paróquia Santo Antonio,pela acolhida,e aos agentes da Pascom,que participaram deste data significativa para os comunicadores cristão,o nosso obrigada!
terça-feira, 15 de maio de 2012
46.º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter mirifica, 1963), está marcada na maioria dos países, por indicação do episcopado mundial, para o domingo precedente a Pentecostes. Em geral, o anúncio do tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, o qual foi designado Patrono dos radialistas. A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de S. Francisco de Sales, Patrono dos jornalistas (24 de janeiro), para permitir que as Conferências episcopais, os Escritórios diocesanos e as organizações que se ocupam de comunicação social tenham tempo suficiente para preparar subsídios audiovisuais e outros materiais destinados às celebrações a nível nacional e local.
Fonte:Zenit.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Paz e Bem.
"Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio,também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus" Papa Bento XVI.
Estamos nos aproximando ao Dia Mundial das Comunicações Sociais,celebrado no dia 20 de Maio de 2012,cujo o tema será:
"Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização".
A Diocese de Caraguatauba,vem se articulando para preparar um momento diocesano,onde,todos os que estão envolvidos e comprometidos com a comunicação em nossa diocese,possam refletir e aprofundar o tema proposto pelo Papa Bento XVI.
Nosso encontro diocesano,como equipe da Pascom,acontecerá no dia 19 de Maio ás 13h30 na Paróquia Santo Antonio,como iniciativa diocesana,preparamos este momento com o sentido de divulgarmos o tema e desenvolvermos uma oficina de Fotografia,ministrada por um profissional na área,que nos ajudará a esclarecermos dúvidas decorrentes do uso da máquina fotográfica em nossos trabalhos da Pascom.
Convidamos a todos para participarem deste momento diocesano,onde celebraremos juntos a caminhada de nossa pastoral, que tanto tem a partilhar e comemorar.
Gostariamos de solicitar a cada agente da Pascom,que possam trazer um lanche(salgado,docê)
para ser partilhado entre todos.
Enviaremos em anexo o material disponibilizado pela CNBB,para divulgação do Dia Mundial da Comunicação
Peçamos a Benção a Nossa Senhora da Comunicação,para que,como ela saibamos Silenciar para ouvirmos a Palavra,que devemos Anúnciar ao nosso redor e ao mundo.
Diác.Cláudio Rodrigues -assessor da Pascom
Nara Ruiz -coord.diocesana
segunda-feira, 23 de abril de 2012
FACEBOOK E TWITTER FARIAM TESOURO DA EXPERIÊNCIA DE JESUS
“Jesus Cristo fazia comunicação point- to- multipoint”. Primeira manifestação de comunicação de massa, afirmou Rafaele Barberio na aula inaugural do Master em Comunicação e New Media do Ateneo Pontifício Regina Apostoloru,m em Roma.
Barberio é sociólogo, jornalista e fundador da revista eletrônica Key 4 Biz, especializada em telecomunicação, mídia, internet e games, projeto editorial da Pegaso Uno – Cooperativa Sociale – ONG.
O jornalista fez uma leitura sobre o papel da comunicação na história mostrando que a preocupação em deixar marcas sempre existiu e a chamada cultura de rede, internet, é também uma “questão de cultura e não apenas de engenharia”, que nasceu como instrumento militar.
“Quando Jesus encontrava os interlocutores da época, Ele estava fazendo comunicação point- to- multipoint”. A primeira manifestação de comunicação de massa, onde a limitação era o alcance da voz que chegava apenas a um certo ponto, afirmou Barberio.
Em resposta à ZENIT Rafaelle explicou que, considerando a experiência de Jesus na Jerusalém da época, a primeira coisa que vem em mente é a capacidade de comunicar à pessoas não acostumadas a um contato direto e a uma sequência de circunstancias, ou seja, podemos reconstruir um fenômeno de comunicação, pela primeira vez, de massa. Com uma relação direta com o público e contemporaneamente, uma sequência de circunstancias como se fossem vários compromissos. Tudo isso, desenvolveu uma relação entre Jesus e a Jerusalém daquela época. Uma relação onde também a Jerusalém esperava estas intervenções.
“O velho e o novo não são sempre indistintos”, a ideia de fazer a comunicação chegar até as pessoas de maneira veloz sempre existiu – e prosseguiu -“A internet torna a comunicação mais acessível, mais justa, a um baixo custo”.
Barberio recordou que sendo um meio democrático, podemos encontrar de tudo. Não existe um “meio de defesa”, por isso, é necessário “conhecimento e espírito crítico” e não simplesmente “vetar as coisas”.
Ao final da aula Rafaele respondeu a seguinte pergunta:
ZENIT: O senhor falou que Jesus foi o primeiro “comunicador de massa”. Hoje, Ele utilizaria Facebook, Twitter e outros meios para comunicar?
Barberio: Se Jesus estivasse em nosso tempo seria um usuário de Facebook? Pode até ser um pouco excessivo, mas acredito que se Jesus estivesse em nosso tempo, Facebook e Twitter falariam de Jesus. Facebook e Twitter fariam tesouro de uma experiência assim tão desconcertante como aquela da Jerusalém de dois mil anos atrás, pois seria objeto de atenção da opinião publica. Então, a diferença que existe entre a Jerusalém de dois mil anos atrás e o ambiente da comunicação eletrônica de hoje, no mundo em que vivemos, em minha opinião, seria que a participação do grande público e os comentários teriam sido diferentes. O focus das atividades de Jesus e o contato entre Jesus e a Jerusalém daquela época seria a própria atração por parte do grande público.
Fonte:Zenit
Barberio é sociólogo, jornalista e fundador da revista eletrônica Key 4 Biz, especializada em telecomunicação, mídia, internet e games, projeto editorial da Pegaso Uno – Cooperativa Sociale – ONG.
O jornalista fez uma leitura sobre o papel da comunicação na história mostrando que a preocupação em deixar marcas sempre existiu e a chamada cultura de rede, internet, é também uma “questão de cultura e não apenas de engenharia”, que nasceu como instrumento militar.
“Quando Jesus encontrava os interlocutores da época, Ele estava fazendo comunicação point- to- multipoint”. A primeira manifestação de comunicação de massa, onde a limitação era o alcance da voz que chegava apenas a um certo ponto, afirmou Barberio.
Em resposta à ZENIT Rafaelle explicou que, considerando a experiência de Jesus na Jerusalém da época, a primeira coisa que vem em mente é a capacidade de comunicar à pessoas não acostumadas a um contato direto e a uma sequência de circunstancias, ou seja, podemos reconstruir um fenômeno de comunicação, pela primeira vez, de massa. Com uma relação direta com o público e contemporaneamente, uma sequência de circunstancias como se fossem vários compromissos. Tudo isso, desenvolveu uma relação entre Jesus e a Jerusalém daquela época. Uma relação onde também a Jerusalém esperava estas intervenções.
“O velho e o novo não são sempre indistintos”, a ideia de fazer a comunicação chegar até as pessoas de maneira veloz sempre existiu – e prosseguiu -“A internet torna a comunicação mais acessível, mais justa, a um baixo custo”.
Barberio recordou que sendo um meio democrático, podemos encontrar de tudo. Não existe um “meio de defesa”, por isso, é necessário “conhecimento e espírito crítico” e não simplesmente “vetar as coisas”.
Ao final da aula Rafaele respondeu a seguinte pergunta:
ZENIT: O senhor falou que Jesus foi o primeiro “comunicador de massa”. Hoje, Ele utilizaria Facebook, Twitter e outros meios para comunicar?
Barberio: Se Jesus estivasse em nosso tempo seria um usuário de Facebook? Pode até ser um pouco excessivo, mas acredito que se Jesus estivesse em nosso tempo, Facebook e Twitter falariam de Jesus. Facebook e Twitter fariam tesouro de uma experiência assim tão desconcertante como aquela da Jerusalém de dois mil anos atrás, pois seria objeto de atenção da opinião publica. Então, a diferença que existe entre a Jerusalém de dois mil anos atrás e o ambiente da comunicação eletrônica de hoje, no mundo em que vivemos, em minha opinião, seria que a participação do grande público e os comentários teriam sido diferentes. O focus das atividades de Jesus e o contato entre Jesus e a Jerusalém daquela época seria a própria atração por parte do grande público.
Fonte:Zenit
quarta-feira, 18 de abril de 2012

Com muita alegria, a Diocese de Caraguatatuba realiza a 4 edição do Concurso Francisco de Sales e Dom Bosco. Nosso objetivo é sempre o de reunir os profissionais de comunicação e de uní-los por uma causa comum que, no exercício de sua responsabilidade social, produza matéria jornaística e ou fotografia sobre um determinado tema, este ano, falando da Saúde Pública. Cabe ressaltar que o tema é bastante abrangente e pode tratar da saúde sob diversos aspectos conforme nos sugere o Texto-base da Campanha da Fraternidade 2012. Mais que um concurso, onde simbolicamente os ganhadores são contemplados, nosso maior empenho está no exercício de nossa cidadania como profissionais e religiosidade, como cristãos que acreditam no bem comum.
Quero ainda partilhar com os colegas, a dificuldade que encontramos este ano, eleitoral, em agregar ao nosso projeto, patrocinadores. Até o presente, apenas da FASS-Faculdade São Sebastião acenou positivamente. Mesmo assim, e ainda acreditando que vamos conseguir novos apoiadores, nosso concurso está valendo e eu, o Exmo.Revmo.bispo diocesano, grande incentivador desse projeto, queremos contar com você, amigo jornalista, reporter, fotógrafo, para se unir a nós.
Estamos esperando a sua matéria e a sua fotografia, já que para a categoria spot de radio, o prazo já se esgotou para as inscrições.
Que tal!
Bem, abaixo observamos os prazos de inscrição das materias, reportagens e fotografias, mas todo o regulamento esta disponível no site http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/regulamento-premio-francisco-de-sales-e-dom-bosco-2012-2/
Nosso site ja esta disponível para publicar as materias que nao conseguiram espaço nos jornais impressos.
Um forte abraço a todos e nos vemos no dia da entrega da premiação a ser confirmado *19 ou 20 de maio.
Aqueles que puderem, compartilhem, multipliquem esse convite.
--
Denise Peixoto -Ass Comunicação/Secretariado Pastoral - Diocese de Caraguatatuba
(12) 3883.4888 - 8189.1738 - www.diocesecaraguatatuba.com.br
Twitter @Diocese_Caragua * Estamos no Facebook
terça-feira, 17 de abril de 2012
PAPA ORIENTA SOBRE O USO DO FACEBOOK
“As redes sociais como Facebook, entre outras, devem ser espaços de diálogo, mas também de cautela. Por uma questão de prudência, faz bem analisar criteriosamente as atualizações de status, saber o que ...comentar em fotos, ter o discernimento para escolher o que ‘curtir’ e o que não merece ser ‘curtido’, partilhar postagens que façam refletir ou sorrir, sem ferir a dignidade humana. O mais importante é que a comunicação seja, “não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais, uma partilha”.
(Bento XVI)
domingo, 1 de abril de 2012
INFORMAÇÕES SOBRE O ENCONTRO NACIONAL DA PASCOM
- Clique no link ao lado para realizar sua inscrição .http://www.cnbb.org.br/3enc/inscricao.php
- Preencha os dados do formulário corretamente e, após finalização, imprima o Boleto Bancário. Seu pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou numa casa Lotérica.
- As inscrições serão confirmadas após a confirmação do pagamento do Boleto Bancário. Os inscritos que não comparecerem ao evento não terão o dinheiro devolvido
- O boleto quitado deve ser levado para o encontro com o fim de dirimir qualquer possível dúvida.
- Os valores de inscrição não incluem passagens aéreas ou terrestres para o evento
Com hospedagem
O Valor da inscrição com hospedagem é de R$ 355,00.
Para garantir a hospedagem nos hotéis é preciso ser pago o boleto até o dia 13 de abril. Informamos que é difícil encontrar hospedagem em Aparecida, por isso, sugerimos que você garanta logo a sua.
O pagamento com hospedagem inclui:- Hospedagem em quarto duplo, triplo ou quádruplo, dependendo da disponibilidade do hotel
- Café, almoço e jantar (exceto bebidas)
- Inscrição para o evento
Sem hospedagem
O Valor da inscrição sem hospedagem é de R$ 30,00, onde está incluso:- Inscrição para o evento
Caso você venha para o Encontro com outras pessoas conhecidas e gostaria que ficassem no mesmo quarto, faremos o possível. Para isso, envie um e-mail com os nomes para:
- Maria Terezinha Campos
- E-mail: pascomnacional@gmail.com
terça-feira, 27 de março de 2012
Pascom em Tarde de Espiritualidade

Com alegria e as forças renovadas,encerramos nossa tarde,na certeza que estes momentos,contribuem na formação de agentes que fazem a diferença na Comunidade.
Nara Ruiz -coord.diocesana da Pascom
quinta-feira, 22 de março de 2012
Ja está valendo. Publicado o regulamento para o premio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação da Diocese de Caraguatatuba. http:// www.diocesecaraguatatuba.com.br /categoria/diocese/documentos/
domingo, 18 de março de 2012
Seminário Nacional de Jovens Comunicadores
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio das Comissões Episcopais Pastorais para a Comunicação e para a Juventude, promovem o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília (DF).
Com o tema Jovens católicos: comunicação que transforma vidas, o encontro contará com uma programação diversificada: debates com profissionais de comunicação, bispos e sacerdotes, além de atividades musicais, teatro, painéis e rodas de conversa.
Estão confirmadas as presenças do pesquisador e professor italiano, Pe. Antonio Spadaro; de Ir. Rosana Pulga, da professora Elisabeth Saad, da UPS; e do professor e doutor Pe.Gildásio Mendes dos Santos. Além de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude; e de Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação.
O objetivo do evento é capacitar os jovens profissionais da área de comunicação, a partir de uma espiritualidade baseada nos valores cristãos e no seguimento de Jesus Cristo. Outro objetivo é preparar os jovens das diversas mídias para todos os aspectos de comunicação da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro.
Após análise da inscrição, o participante receberá confirmação da mesma em seu e-mail e, posteriormente, uma mensagem com o boleto bancário para o pagamento.
Hospedagem
No ato do cadastro, o participante poderá informar se deseja ficar hospedado em residências familiares de Brasília, sem custo. Caso prefira hospedar-se em um hotel, serão indicadas algumas opções, mas, nesse caso, os custos de hospedagem ficarão por conta do participante.
Serviço
Seminário Nacional de Jovens Comunicadores
Data: 18 a 20 de maio de 2012
Horários: de 18h às 22h (dia 18); de 7h30 às 22h30 (dia 19); e de 7h30 às 13h30 (dia 20)
Local: Brasília, no Colégio Maria Auxiliadora
Endereço: SEPS 702, Bl C S - s/n
Fonte:C.N.B.B
Com o tema Jovens católicos: comunicação que transforma vidas, o encontro contará com uma programação diversificada: debates com profissionais de comunicação, bispos e sacerdotes, além de atividades musicais, teatro, painéis e rodas de conversa.
Estão confirmadas as presenças do pesquisador e professor italiano, Pe. Antonio Spadaro; de Ir. Rosana Pulga, da professora Elisabeth Saad, da UPS; e do professor e doutor Pe.Gildásio Mendes dos Santos. Além de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude; e de Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação.
O objetivo do evento é capacitar os jovens profissionais da área de comunicação, a partir de uma espiritualidade baseada nos valores cristãos e no seguimento de Jesus Cristo. Outro objetivo é preparar os jovens das diversas mídias para todos os aspectos de comunicação da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro.
Inscrições
As inscrições têm o valor de R$ 150,00 e podem ser feitas até o dia 25 de abril através do site dos Jovens Conectados (http://www.jovensconectados.org.br/seminario-comunicadores). As vagas são limitadas. O valor inclui alimentação e material a ser utilizado no seminário.
As inscrições têm o valor de R$ 150,00 e podem ser feitas até o dia 25 de abril através do site dos Jovens Conectados (http://www.jovensconectados.org.br/seminario-comunicadores). As vagas são limitadas. O valor inclui alimentação e material a ser utilizado no seminário.
Após análise da inscrição, o participante receberá confirmação da mesma em seu e-mail e, posteriormente, uma mensagem com o boleto bancário para o pagamento.
Hospedagem
No ato do cadastro, o participante poderá informar se deseja ficar hospedado em residências familiares de Brasília, sem custo. Caso prefira hospedar-se em um hotel, serão indicadas algumas opções, mas, nesse caso, os custos de hospedagem ficarão por conta do participante.
Serviço
Seminário Nacional de Jovens Comunicadores
Data: 18 a 20 de maio de 2012
Horários: de 18h às 22h (dia 18); de 7h30 às 22h30 (dia 19); e de 7h30 às 13h30 (dia 20)
Local: Brasília, no Colégio Maria Auxiliadora
Endereço: SEPS 702, Bl C S - s/n
Fonte:C.N.B.B
quarta-feira, 14 de março de 2012
Ferramenta que auxiliam na Comunicação da sua Paróquia
Muitos grupos e paróquias têm dificuldades quando precisam se comunicar com
as pessoas que participam de determinados movimentos. O contato individual, de
pessoa para pessoa, por meio de ligação telefônica pode gerar um alto custo, por
isso o ideal é buscar uma alternativa.
Levando em consideração que a maioria das pessoas se encontram em redes sociais, em especial o Facebook, nada mais natural do que utilizarmos essa ferramenta em nosso benefício.
Neste caso, o recurso de “Grupos” que o Facebook disponibiliza vem solucionar o problema acima citado. Um “Grupo” nada mais é do que um canal, semelhante ao fórum, no qual os usuários se reúnem para debater temas comuns e se organizar de forma efetiva. Porém, essa ferramenta do Facebook disponibiliza recursos bem mais interessantes.
Atualmente, as pessoas estão usando o ‘Grupo’ para se comunicar com as muitas comunidades importantes que fazem parte de sua vida como família, melhores amigos, colegas de equipes, de trabalho, etc.
O principal diferencial de um “Grupo” é que, independente da hora que você publicar determinado aviso, mesmo que não tenha ninguém on-line no momento, assim que os usuários entrarem serão avisados de que há novas mensagens para ler.
Você poderá publicar perguntas e enquetes para as quais deseja apenas uma avaliação das pessoas. Também poderá receber respostas rápidas para perguntas como “que horas é a reunião do grupo?”.
Além disso, ele permite que você carregue fotos e as divida em álbuns, compartilhando assim todo o conteúdo com os usuários do “Grupo”. O administrador também possui inúmeros recursos, como restringir a participação de pessoas no grupo, ou ainda convidá-las.
Uma interessante função do “Grupo” é que você não precisa acessá-lo sempre que quiser divulgar um conteúdo. Basta criar um endereço de e-mail para o grupo clicando em “Editar Grupo” no canto direito superior da página. Escolha um nome qualquer e ele ficará associado ao @groups.facebook.com. Dessa forma, você poderá enviar informações atualizadas por e-mail para todos sempre que quiser.
Para os grupos que necessitam compartilhar documentos entre seus membros, existe o recurso “Documentos”, onde você pode publicar determinado texto, permitindo ainda que qualquer membro o altere de acordo com as necessidades.
Como você pode ver, essa ferramenta é rica em recursos que podem auxiliar o dia a dia de uma paróquia, fazendo com que sejam poupados tempo e dinheiro.
Fonte:Blog da Canção Nova
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Levando em consideração que a maioria das pessoas se encontram em redes sociais, em especial o Facebook, nada mais natural do que utilizarmos essa ferramenta em nosso benefício.
Neste caso, o recurso de “Grupos” que o Facebook disponibiliza vem solucionar o problema acima citado. Um “Grupo” nada mais é do que um canal, semelhante ao fórum, no qual os usuários se reúnem para debater temas comuns e se organizar de forma efetiva. Porém, essa ferramenta do Facebook disponibiliza recursos bem mais interessantes.
Atualmente, as pessoas estão usando o ‘Grupo’ para se comunicar com as muitas comunidades importantes que fazem parte de sua vida como família, melhores amigos, colegas de equipes, de trabalho, etc.
O principal diferencial de um “Grupo” é que, independente da hora que você publicar determinado aviso, mesmo que não tenha ninguém on-line no momento, assim que os usuários entrarem serão avisados de que há novas mensagens para ler.
Você poderá publicar perguntas e enquetes para as quais deseja apenas uma avaliação das pessoas. Também poderá receber respostas rápidas para perguntas como “que horas é a reunião do grupo?”.
Além disso, ele permite que você carregue fotos e as divida em álbuns, compartilhando assim todo o conteúdo com os usuários do “Grupo”. O administrador também possui inúmeros recursos, como restringir a participação de pessoas no grupo, ou ainda convidá-las.
Uma interessante função do “Grupo” é que você não precisa acessá-lo sempre que quiser divulgar um conteúdo. Basta criar um endereço de e-mail para o grupo clicando em “Editar Grupo” no canto direito superior da página. Escolha um nome qualquer e ele ficará associado ao @groups.facebook.com. Dessa forma, você poderá enviar informações atualizadas por e-mail para todos sempre que quiser.
Para os grupos que necessitam compartilhar documentos entre seus membros, existe o recurso “Documentos”, onde você pode publicar determinado texto, permitindo ainda que qualquer membro o altere de acordo com as necessidades.
Como você pode ver, essa ferramenta é rica em recursos que podem auxiliar o dia a dia de uma paróquia, fazendo com que sejam poupados tempo e dinheiro.
Fonte:Blog da Canção Nova
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Concurso da Pascom - Video
Assista aos outros vídeos no nosso canal de vídeoa do Youtube
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Reunião Mensal
A Pascom dioceana,realizou no dia 11/02 na Catedral Divino Espirito Santo, sua reunião mensal que contou com a presença do novo assessor da pastoral,Diác.Cláudio Rodrigues e os representantes das paróquias:Catedral, Santo António,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora das Dores,Santa Terezinha,Exaltação da Santa Cruz,Imaculada Conceição,Nossa Senhora do Amparo e São João Batista.
Como pauta da reunião foram entregues a agenda diocesana para 2012 e apresentados os dois projetos para as equipes paroquiais:O desafio de criar um Memorial Fotográfico que recupere a história de nossa Igreja no Litoral Norte através de fotografias e registros como reportagens antigas e documentos e a criação de um vídeo institucional sobre a Campanha da Fraternidade 2012.
Na mesma tarde, a responsável pelo setor de comunicação da diocese,Denise Peixoto administrou a reciclagem para os responsáveis pela manutenção das páginas paroquiais junto ao site diocesano e orientou aqueles que estão assumindo este trabalho pastoral.
A coordenação diocesana agradece a presença dos coordenadores paroquiais e deseja boas vindas ao novo assessor.
Que Nossa Senhora da Comunicação,nos guie e nos motive sempre,nesta caminhada da Pascom!
Nossa Agenda - Março
10 - Reunião Setor Ubatuba -15h00 -Paróquia Nossa Senhora das Dores
24 - Tarde de Espiritualidade- Equipe da Pascom de São José dos Campos- local a confirmar
Como pauta da reunião foram entregues a agenda diocesana para 2012 e apresentados os dois projetos para as equipes paroquiais:O desafio de criar um Memorial Fotográfico que recupere a história de nossa Igreja no Litoral Norte através de fotografias e registros como reportagens antigas e documentos e a criação de um vídeo institucional sobre a Campanha da Fraternidade 2012.
Na mesma tarde, a responsável pelo setor de comunicação da diocese,Denise Peixoto administrou a reciclagem para os responsáveis pela manutenção das páginas paroquiais junto ao site diocesano e orientou aqueles que estão assumindo este trabalho pastoral.
A coordenação diocesana agradece a presença dos coordenadores paroquiais e deseja boas vindas ao novo assessor.
Que Nossa Senhora da Comunicação,nos guie e nos motive sempre,nesta caminhada da Pascom!
Nossa Agenda - Março
10 - Reunião Setor Ubatuba -15h00 -Paróquia Nossa Senhora das Dores
24 - Tarde de Espiritualidade- Equipe da Pascom de São José dos Campos- local a confirmar
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Pascom: projeto CF 2012.
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A idéia é que a participação seja paroquial, com material criado e desenvolvido pela Pascom em parceria com os representantes da CF ou demais pastorais sociais.
Onde não houver equipe de Pascom, o vídeo será assinado pela equipa paroquial que produzir o material.
O vídeo deve ter no máximo 1 minuto; pode ter imagens estáticas ou em movimento, e deve apresentar de alguma forma um trecho do Hino da Campanha da Fraternidade 2012.
Os itens a
serem avaliados serão: criatividade e fidelidade ao tema da CF2012. Em caso de
empate, classifica-se o material onde a produção tenha sido feita com a
participação da Pascom.
A proposta do concurso é envolver a Pastoral da Comunicação no processo de divulgação da CF2012, colocando à serviço da comunidade os dons e talentos de voluntários e voluntárias na criação do material, dispensando uma contratação profissional.
A proposta do concurso é envolver a Pastoral da Comunicação no processo de divulgação da CF2012, colocando à serviço da comunidade os dons e talentos de voluntários e voluntárias na criação do material, dispensando uma contratação profissional.
O material
será avaliado por uma equipe de profissionais e pessoas envolvidas no tema que
deverá escolher a melhor apresentação que será apresentada, nas paróquias,
durante o período da Campanha da Fraternidade como forma de sensibilização ao
tema.
O vídeo pode
ser produzido em qualquer programa; deve
ser gravado em DVD e enviado para a
Cúria diocesana em envelope pardo médio sem qualquer identificação da paróquia
ou idealizadores. Dentro do envelope deve conter um outro envelope lacrado
contendo o nome da paróquia concorrente que só será aberto após o resultado.
O prêmio
será uma maquina fotográfica para uso da paróquia.
Data máxima
de envio: 15 de fevereiro
Vamos Participar!!
Nara Ruiz- coord,diocesana
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Pascom Diocesana,presente na belíssima missa realizada pelo setor Caraguatatuba,na Praça de Eventos.
Após a missa,fomos agraciados com o Show do Padre António Maria!
Valeu!!!
Após a missa,fomos agraciados com o Show do Padre António Maria!
Valeu!!!
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